Comunidade Quilombola Pau Preto

0 Comentários

 
Alípio Soares da Silva, morador de Pau Preto.                          Foto: Márcia Guena


Pau Preto é uma comunidade localizada a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade de Juazeiro, na Bahia, após o Junco, na área conhecida como Salitre, onde moram cerca de 60 famílias de origem quilombola, quase todos parentes. Esta foi a comunidade visitada no dia 4 de abril de 2013 pela equipe do projeto “Perfil Fotoetnográfico das Comunidades Quilombolas do Submédio São Francisco: Identidades em Movimento”.  Seguem algumas informações sobre geográficas sobre o povoado e logo publicaremos uma parte da memória quilombola local.


Coqueiros secos às margens do Rio Salitre    Foto: Márcia Guena


Leito do Rio Salitre         Foto: Márcia Guena


               Leito do Rio Salitre na comunidade de Pau Preto                                              Foto: Márcia Guena

Alípio Soares da Silva, morador de Pau Preto, guia equipe de pesquisa sobre o leito do Rio Salitre    Foto: Márcia Guena

O rio Salitre que atravessa a comunidade, hoje está completamente seco e os moradores sofrem como uma estiagem que já dura 3 anos. Alípio Soares da Silva, de 70 anos, lamenta a perda da criação, que hoje se resume a poucas cabeças. Até mesmo os coqueiros, localizados às margens do rio, não resistiram à falta d´agua. Os moradores se deslocam para Juazeiro em busca de trabalho. É possível percorrer alguns quilômetros no leito seco do rio, retirando do chão caracóis secos.

Nascido no provoado, Alípio lamenta o longo período de seca do leito do rio Salitre, lembrando que a água era usada para tudo. Para a brincadeira das criaças, abastecimento das casas, lavagem de roupas. Hoje seus filhos trabalham nas redondezas e em Juazeiro. Das tradições locais ele rememora as festas, em particular o Samba de Véio, tocado e cantado por seu pai, enquanto ele aproveitava ao lado dos outros moradores. 

A Bacia do Rio Salitre
A bacia do Rio Salitre faz parte da bacia do Rio São Francisco e está localizada na parte norte do Estado da Bahia, ocupando uma área de 14.136 km2, tendo o rio uma extensão de 333,24km. (http://www.inema.ba.gov.br/gestao-2/comites-de-bacias/comites/cbh-salitre)
“Depois de Remanso, o rio inflexiona o seu curso para o leste, constituindo-se na divisa natural entre os estados da Bahia e de Pernambuco, até alcançar o limite com Alagoas. É o SubMédio São Francisco, a segunda maior região, com 155.637 km2.” http://cbhsaofrancisco.org.br/bacia-hidrografica-do-rio-sao-francisco/regioes-hidrograficas






Você também pode gostar

Nenhum comentário: