Comunidade quilombola de Barrinha da Conceição debate processo de titulação junto com a DPU e Articulação Quilombola

8 Comentários



 

Moradores da comunidade de Barrinha da Conceição, localizada a 10km do centro de Juazeiro- BA discutiram, no último dia 18/10 o processo de titulação de suas terras. Este encontro faz parte da agenda promovida pela Articulação Quilombola do Vale do São Francisco em parceria com a Defensoria Pública da União (Petrolina) intitulada "Direito Quilombola e titulação de terras no Território do São Francisco", que está discutindo a questão em várias comunidades.

 

Barrinha é rica em pesca, agricultura e simbologias culturais, o que embeleza a comunidade e faz com que os moradores não poupem esforços para trazer progresso para a comunidade. Mas os moradores também dizem que, sem a titulação, se sentem esquecidos pelos governantes, pois até para cobrar direitos básicos, precisam se juntar a partidos políticos. Seu Ginaldo dos Santos, um dos moradores, cita que se sentiu constrangido ao ir na Codevasf pedir instrumentos de trabalho que são garantidos a eles, recebeu um não, por não ter um político para fazer a retirada. "Isso é um absurdo", afirma o mesmo.


O encontro foi rico em questionamentos. Os presentes na reunião se interessaram pelo processo de titulação, pois acreditam que esse processo é importante para o desenvolvimento da comunidade em si. A presidenta da associação de moradores de Barrinha, Silvana Moreira, afirma que a comunidade vai “correr atrás” do processo de titulação, mesmo sendo demorado, e que todos vão se esforçar para garantir os direitos do presente e do futuro da própria comunidade.

 

Esse procedimento é uma garantia para a comunidade de que são reconhecidos como uma comunidade e que tudo o que lhes pertence seja protegido e assegurado de forma eficaz, além de ser uma proteção para o presente e para acontecimentos futuros.  


Por: Roseane Pereira/ Estudante de Jornalismo e Monitora da Articulação. 


Você também pode gostar

8 comentários: