Comunidade do Alagadiço inaugura hoje curso pré-vestibular quilombola, com a presença da Sepromi

0 Comentários
Jovens do Alagadiço durante curso sobre a Internet, na UNEB,
com coordenação do estudante Danilo Borges (2016)
A comunidade Quilombola do Alagadiço inaugura hoje (18.05.18) o primeiro curso pré-vestibular da região voltado para comunidades quilombolas. Esta é mais uma turma do projeto Universidade para Todos (UPT), coordenado pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH III) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus de Juazeiro, com financiamento do Governo do Estado e da Prefeitura de Juazeiro. 
A inauguração acontece às 16h, e contará com a participação da Secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fábia Reys, do prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim,  e do Secretário  Secretário da Agência de Desenvolvimento, Agricultura e Pecuária - ADEAP, Tiano Felix. Também participarão do evento a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Secretaria Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), Secretaria de Educação (SEDUC), Secretaria de Saúde (SESAU) e SAAE.

A secretária Fábia Reys, convidada pela Adeap, irá conhecer as condições de vida da população e a infraestrutura da primeira comunidade quilombola certificada pela Fundação Palmares, em Juazeiro. Com mais de 200 anos de existência, hoje o Alagadiço vive em precárias condições de infraestrutura e luta por melhorias e reconhecimento de sua herança negra. No município existem mais de 17 comunidades quilombolas já levantadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, porém sem certificação. 
Esta ação é o resultado dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto Perfil Fotoetnográfico das populações Quilombolas do Submédio São Francisco: Identidades em Movimento, coordenado pela professora Márcia Guena, do DCH III/UNEB, desde 2011, na comunidade do Alagadiço e das ações da Diretoria de Diversidade, da Sedis, coordenada por Luana Rodrigues. 




Você também pode gostar

Nenhum comentário: