Projeto sobre populações quilombolas tematiza palestra em Juazeiro

0 Comentários
O Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe) do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da UNEB, em Juazeiro, vai promover hoje (6) a palestra "Perfil fotoetnográfico das populações quilombolas do submédio São Francisco: Identidades em movimento".

Durante a palestra, que será realizada a partir das 19h, no Anfiteatro Canto de Tudo, na unidade, os participantes vão conhecer os resultados do projeto de pesquisa, coordenado pela docente do DCH Marcia Guena, desenvolvido com comunidades quilombolas, por meio da apresentação de imagens e textos.

O evento tem como público-alvo graduandos, docentes, professores do ensino fundamental e médio, representantes das secretarias municipais e demais interessados.

“Este trabalho possui a finalidade de ser uma ferramenta de pesquisa acadêmica, além de dinamizar nas comunidades a necessidade de preservação da memória, tanto como documento histórico como para dinamizar os processos de certificação quilombola”, destaca a coordenadora.

Memória e registros quilombola

Por meio do projeto de pesquisa Perfil fotoetnográfico das populações quilombolas do submédio São Francisco: Identidades em movimento, foi realizado o levantamento das comunidades e o registro fotográfico de sete grupos de populações negras de quilombos do município.

A iniciativa realiza nos locais visitados oficinas de fotografia e palestras sobre memória e legislação quilombola.

O projeto de pesquisa conta com colaboração de estudantes do curso de jornalismo em multimeios, ofertado pelo DCH, e recebe apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Texto: Klébia Muricy, do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC) do DCH/Campus III, com edição da Ascom.

Publicado originalmente no Portal da UNEB


Você também pode gostar

Nenhum comentário: