Oficina de Leituras Negras: beleza negra e empoderamento em Barrinha da Conceição

0 Comentários
Texto: Guilherme Almeida

No último sábado (21/09) a Articulação Quilombola, em parceria com o CAJUP Luiz Gama, realizou mais uma Oficina de Leituras Negras, desta vez na Comunidade de Barrinha da Conceição. O tema escolhido este mês foi "Beleza Negra: tranças e turbantes", e a atividade foi acompanhada por uma Oficina de Turbantes ministrada pela estudante universitária e atriz Tamires Oliveira (UNIVASF). 

Foi, sem dúvida, uma experiência incrível. Mulheres de todas as idades estavam presentes, assim como alguns meninos. Após assistirmos alguns videos sobre desigualdade racial e sua relação com o cabelo e a estética negra, demos início a uma roda de conversa. Os diálogos foram muito produtivos, uma verdadeira troca de experiências onde as mulheres presentes - inclusive as idosas - narraram histórias pessoais, opinaram sobre a estética do cabelo e até trocaram conselhos entre si. 

Nas entrelinhas, o que se pode perceber foi uma verdadeira mistura entre a teoria que levamos e a vida prática daquelas mulheres, suas visões de mundo guiando o debate, suas memórias falando por si sobre a forte presença da estética na vida de mulheres e homens negros. Para além disso, também foi possível perceber a forma encantadora como aquelas pessoas tem aprendido - assim como nós, em um constante processo de autodescoberta - a abraçar sua negritude e a pensar em sua importância.

Ao fim, a Oficina de Turbantes acabou por concretizar tudo que foi exposto em debate. Meninas e meninos ouviram de Tamires um pouco dos significados que envolvem o uso dos turbantes e quiseram experimentar o novo visual. Ficaram lindos, é claro: filhas e filhos de rainhas e reis, como devem ser. Foi um momento divertido, lúdico, de conexão e, acima de tudo, construtivo. 

E os resultados não demoraram para se apresentar. Ontem, pelas redes sociais, um dos membros da comunidade enviou uma mensagem com a foto de uma das meninas presentes na oficina, agora com um novo visual e usando um turbante feito por ele. Isto é significativo. É político e, ao mesmo tempo, íntimo. É assim, nos pequenos detalhes, que promovemos mudanças. 

Sem dúvida, retornaremos a Barrinha no próximo mês com muita alegria e muitas expectativas.







 Fotos: Simara Nunes



Você também pode gostar

Nenhum comentário: